janeiro 21, 2022

Quais os problemas de entregas mais comuns e como solucioná-los?

O dia a dia do restaurante que também trabalha com delivery é difícil e repleto de desafios. Há uma série de pequenos problemas de entregas que surgem na rotina e podem provocar a insatisfação do cliente, gerar prejuízos ou fazer as avaliações do estabelecimento caírem nos aplicativos de comida.

Mas essas dificuldades podem ser evitadas com o apoio de algumas estratégias e iniciativas que dão bons resultados. Por isso, é muito importante conhecer as dificuldades mais comuns e descobrir as melhores alternativas para solucioná-las.

Aproveite para aprender mais sobre o tema em nosso post especial. Continue a leitura e confira!

Quais são os principais problemas de entregas em restaurantes e o que fazer para solucioná-los?

A rotina do restaurante que oferece entregas tem várias dificuldades para contornar. Vamos relembrar esses problemas e descobrir novas soluções para sua cozinha comercial?

Atrasos

Um atraso às vezes acontece. Nesse contexto, a primeira iniciativa é avisar ao cliente. Mas, quando se torna recorrente, é preciso verificar onde está a lacuna na operação.

As motivações podem ser diversas, desde falta de mão de obra até necessidade de capacitar mais a equipe para determinado procedimento. Assim, diante de um cenário com muitos atrasos, faça um diagnóstico do problema e busque remediar a situação.

Más condições da comida

A segurança, a qualidade e a conservação do alimento devem ser prioridades para as entregas. Um problema muito comuns no delivery é a comida não ficar em boas condições e, com isso, chegar de forma pouco apresentável ao consumidor.

Para solucionar essa lacuna, é necessário adaptar alguns pratos. Alguns exemplos são: criar massas mais consistentes, regular o nível de tempero e colocar saladas em separado, para evitar que os vegetais murchem.

Embalagens de má qualidade

Os profissionais se esforçam na produção de uma refeição apetitosa e atraente para o consumidor. Porém, se a embalagem não for boa, todo o trabalho será perdido. Embalagens para delivery de máxima qualidade são imprescindíveis para que a refeição passe pela viagem e chegue ao cliente em bom estado.

Horários de pico

O horário de pico do delivery é o mesmo do salão, o que sobrecarrega a cozinha. Mesmo que o máximo possível de tarefas seja adiantado nos momentos mais tranquilos do dia, os cozinheiros enfrentam problemas para atender a todos os pedidos em tempo viável. 

Uma solução mais simples nesse processo é separar: ter uma cozinha só para o salão e outra reservada ao delivery. As dark kitchens são uma alternativa que viabiliza essa possibilidade. Trata-se de cozinhas comerciais otimizadas e voltadas exclusivamente ao preparo de refeições para delivery.

As dark kitchens permitem expandir o restaurante com um investimento menor se comparado a ampliar o estabelecimento com salão. Isso traz muitos benefícios para a operação, incluindo ganho de agilidade e alívio de carga para a cozinha.

Rotas mal formuladas

Rotas mal formuladas podem resultar em dois problemas: aumento de gastos com combustíveis e demora nas entregas. Isso normalmente acontece quando todo o planejamento do trajeto é feito de forma manual ou com base no senso comum.

Hoje contamos com bons recursos, como os aplicativos, para ajudar em um planejamento otimizado da rota. Assim, o colaborador faz o trajeto mais curto e ágil para a realização de todas as entregas.

Motoboys pouco produtivos

Uma equipe de motoboys pouco produtivos pode gerar verdadeiros problemas para a rotina do restaurante. Isso passa por vários fatores, desde a falta de capacitação e engajamento até o desconhecimento da região por parte do profissional, fazendo com que ele se perca com frequência.

Há também casos em que a equipe se desentende ou disputa pelas melhores entregas, o que não é nada construtivo para cumprir o trabalho com agilidade. Para resolver essas dificuldades, é preciso estabelecer um senso de colaboração no time, alinhando-o com os valores do negócio.

Realizar treinamentos e oferecer benefícios quando as metas são alcançadas despertam um senso de time e de coletivo, levando todos a trabalharem juntos para finalizar as entregas com precisão. No caso do colaborador que tem pouco conhecimento da localidade, é preciso capacitá-lo e também estimular que os colegas o ajudem a aprender como se deslocar na região.

Atendimento ruim

Às vezes o colaborador não sabe oferecer o melhor atendimento para o cliente. Isso pode acontecer devido à pressa diante do grande volume de entregas ou mesmo por desconhecimento de alguns padrões profissionais importantes no delivery.

Portanto, é preciso capacitar a equipe e fornecer todas as informações sobre a postura profissional exigida pelo estabelecimento, com base na ética profissional e na cultura corporativa. Mostre que cordialidade, gentileza, boas maneiras e outros pontos definidos de acordo com os padrões da empresa são indispensáveis. Faça treinamentos, ofereça exemplos e discuta essas ideias com o time de entregadores.

Qual é a melhor alternativa para evitar problemas de entregas?

A adoção de cozinhas comerciais otimizadas para operações de delivery pode facilitar os processos no estabelecimento e evitar problemas com as entregas. O Pedro, por exemplo, recorreu às dark kitchens para enfrentar os atrasos na rotina do seu negócio.

Ele era dono de um restaurante de comida vegetariana e vegana em São Paulo, que trabalhava também com delivery por meio de aplicativos. Pedro era experiente na área, realizando uma média de duas mil entregas por mês. No dia a dia, enfrentava diversos desafios com o delivery, especialmente por conta dos atrasos nos horários de pico, o que prejudicava a imagem da empresa

No período entre meio-dia e 20h, o número de entregas aumentava muito, exatamente quando o salão ficava lotado. Com isso, a equipe se sobrecarregava e não conseguia preparar as refeições a tempo.

A solução encontrada foi investir na dark kitchen. Com uma equipe relativamente mais enxuta e o investimento inicial bem menor do que seria necessário em uma expansão para estabelecimento convencional, Pedro conseguiu otimizar o processo e evitar a sobrecarga dos colaboradores. O resultado foi a melhora na pontualidade, a otimização da cozinha e o ganho de notas mais elevadas nos aplicativos.

A Kitchen Central oferece cozinhas comerciais otimizadas e inteligentes, especializadas para a operação de delivery. Nossas dark kitchens proporcionam produtividade, eficiência e escalabilidade para o seu negócio, com especialistas em delivery que utilizam a análise de dados para o desenvolvimento de estratégias personalizadas junto aos clientes. Temos também tecnologia na área, para que o seu restaurante trabalhe com dados e métricas, monitorando a performance.

Há muitos problemas de entregas para enfrentar. Mas, com as medidas corretas, é possível corrigir essas dificuldades e fornecer um serviço de alto padrão ao consumidor. As dark kitchens têm um importante papel nesse processo, contribuindo para aliviar a carga da cozinha do salão e proporcionar uma operação mais ágil e precisa. Assim, a equipe apresenta um melhor desempenho e o restaurante cresce de forma escalável.

Gostou do conteúdo? Aproveite e entre em contato com a Kitchen Central!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.