Guia de gestão de restaurantes: confira boas práticas

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O mercado de refeições para entrega veio sofrendo um impulso positivo em 2020. O reflexo já pode ser visto nas previsões do mercado, que apontam um crescimento global do serviço de delivery de mais de 40 bilhões de dólares até 2023. Por isso, a gestão de restaurantes precisa ser o mais eficiente possível e permitir que seu negócio esteja preparado.

O cardápio diferenciado e a melhor experiência do cliente são essenciais, mas nesse cenário favorável não basta fazer o que todos já fazem. É preciso se diferenciar da concorrência mesmo nos processos gerenciais mais simples, incorporando práticas inovadoras à rotina do seu negócio.

Continue a leitura e confira nosso guia com as melhores práticas gerenciais para você adotar em seu restaurante e aumentar as vendas de delivery.

Entenda a importância da boa gestão de restaurantes

Desde a qualidade da comida, passando pelo comportamento dos funcionários, até as demandas administrativas, a tarefa de cuidar de um delivery é como dirigir qualquer outro empreendimento. Para que o negócio funcione sem problemas, é preciso cuidar de todos os detalhes.

Por outro lado, esse gerenciamento também deve estar preparado para lidar com questões específicas de um serviço no mercado de alimentação, como o desperdício e a funcionalidade da cozinha.

É comum muitos produtos irem para o lixo na cozinha de um restaurante. Geralmente, as maiores causas desse problema são o armazenamento inadequado, o subaproveitamento dos alimentos ou o excedente de produtos de um prato do cardápio com pouca saída. Boas ações gerenciais, como controle de estoque e análise de dados dos pedidos, podem ajudar a reduzir esse problema.

A funcionalidade do espaço de trabalho é outra etapa frequentemente esquecida na gestão de um delivery. As cozinhas dos restaurantes tradicionais com salão nem sempre são capazes de suportar as peculiaridades do serviço de entrega. Como gestor, você precisa ter certeza de que o seu espaço está adaptado a essas necessidades.

Veja boas práticas para a realização de uma boa gestão de restaurantes

Se o seu restaurante produz ótimos pratos, mas sua demanda de pedidos não é tão alta em comparação com seus concorrentes, deve haver algo que precisa ser melhorado no gerenciamento do negócio. Pensando nisso, reunimos aqui algumas boas práticas que tornarão seu restaurante bem-sucedido.

Crie um plano mercadológico prático

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), de cada 10 estabelecimentos abertos, 8 fecham antes de completarem dois anos de existência. O fechamento desses negócios acontece principalmente como consequência da má gestão do funcionamento do delivery.

Para fugir dessa estatística, é importante criar um plano mercadológico que defina toda a estrutura de funcionamento do restaurante. Ele deve indicar quais serão as prioridades, orientando também as decisões a serem tomadas.

Para simplificar esse processo, é possível dividir o restaurante em algumas áreas. Veja a seguir.

Financeiro

O setor financeiro do plano deve concentrar as questões de gastos e receitas, considerando pontos como capital de giro, investimentos e estimativa de faturamento. Essa previsão deve considerar o preço praticado pelos concorrentes diretos e o valor que os clientes pretendem pagar pelo seu delivery.

Operacional

Aqui estão reunidas todas as demandas necessárias para o funcionamento adequado do restaurante. A cozinha, além das equipes de produção e entrega, também está dentro do plano operacional. Organizar essa área permite o acompanhamento e a avaliação de cada atividade, possibilitando que sejam feitos ajustes para melhorar a eficiência sempre que necessário.

Fornecedores

É importante dedicar uma atenção especial aos principais parceiros comerciais do negócio. Entre os critérios recomendados está a necessidade de priorizar aqueles profissionais que oferecem produtos de qualidade, dentro do prazo estipulado e com preços mais atrativos.

Além disso, seu plano deve incluir estratégias de gestão de fornecedores que atendam às necessidades do seu restaurante. Por exemplo, se você vende salgados e lanches, é mais viável comprar os ingredientes e montar cada prato na sua cozinha ou mais vantajoso adquirir parte desses pratos previamente preparada por uma empresa terceirizada?

Delivery

Dentro de um restaurante voltado para a entrega, você pode inserir uma área de mapeamento exclusiva para o delivery, incluindo aqui toda a logística necessária para que seu prato chegue ao cliente. Tipos de embalagem, sacola, lacre e tipo de transporte utilizado na entrega dos pedidos são alguns pontos que também devem estar presentes no seu plano mercadológico.

Marketing

Para além de divulgar os pratos, as ações de marketing devem ser pensadas com o intuito de criar uma identificação entre seu delivery e o cliente. Quanto melhor você conhecer o mercado e seu público-alvo, mais eficiente será o alcance de seu negócio.

Promova o senso de coletividade na equipe

Ter um ótimo serviço e um plano de operações é importante, mas nada disso faz sentido se você não tiver uma equipe bem preparada e que se sente parte do negócio. Para montar um time que está pronto para colaborar, procure:

  • contratar a equipe certa: escolha profissionais que possam ser uma influência positiva para seu negócio e que se encaixam na cultura do restaurante;
  • treinar bem os funcionários: mesmo que o colaborador tenha experiência na rotina de um restaurante, pode ser que falte a vivência de uma cozinha delivery. Para garantir o alinhamento de todos, busque oferecer treinamentos ao time. Você pode pensar em criar pequenos vídeos mostrando aos funcionários como realizar as tarefas, por exemplo;
  • definir claramente as funções: isso garante que todos saibam o que precisa ser feito e a quem se reportar a qualquer momento. Assim, se surgir algum contratempo em seu restaurante, a equipe saberá exatamente de quem é a responsabilidade de cuidar do problema;
  • montar escalas de trabalho: o delivery pode ter um volume muito maior do que o normal em horários específicos do dia e do ano. Mesmo assim, é possível montar um cronograma justo nos períodos mais movimentados. Criar um esquema de turnos ou contratar profissionais para trabalhar meio período são algumas das soluções possíveis.

Para se sentirem conectadas e parte de algo maior, as equipes também se mostram cada vez mais interessadas em uma relação de transparência com o gestor. Faça reuniões periódicas de atualização dos negócios e mantenha um canal direto para ouvir possíveis críticas e sugestões. Por fim, não se esqueça de encorajar positivamente quando houver alguma prática que você deseja manter no negócio, como o tempo menor para o preparo de um prato.

Seja firme na gestão financeira e de processos

Há restaurantes que insistem em gerenciar seus negócios de forma intuitiva para a precificação e a criação de cardápio. Para uma boa gestão, o controle rígido das finanças deve se basear em dados concretos utilizados de forma estratégica. Por isso, é importante que você tome algumas medidas. Veja a seguir.

Acompanhe de perto o fluxo de caixa

O cálculo diário é a melhor alternativa, já que assim é possível resolver qualquer erro antes que ele comprometa as finanças. Custos de compra de insumos, gastos com folha de pagamento e despesas para a manutenção da cozinha, como limpeza, Wi-Fi, segurança, impostos, entregadores e taxas de cartão, são alguns dos movimentos financeiros que precisam estar dentro dessas contas.

Gerencie o estoque com atenção

O estoque é uma área delicada. Por um lado, o armazenamento de produtos pode aumentar o risco de perda. Por outro, a ausência de estoque pode prejudicar a performance do delivery, o que também compromete a lucratividade. O uso da ficha técnica pode ser uma alternativa para gerenciar melhor essa área. É nesse documento que você anota a quantidade certa de ingredientes para cada prato a fim de medir o custo em mão de obra e os ativos de cada preparo.

Utilize indicadores de desempenho

As métricas são uma excelente ferramenta para gerir e avaliar o desempenho do seu delivery. Um exemplo desses indicadores é o ticket médio do restaurante. Esse cálculo ajuda a determinar a lucratividade do negócio e permite fazer comparações para identificar o que precisa de ajuste e o que está funcionando.

Já a reputação do delivery pode ser monitorada pelas redes sociais e pelos aplicativos de entrega. Leia sempre o que os clientes estão dizendo sobre o seu restaurante e considere essas opiniões para implementar melhorias nos processos.

Invista em uma cozinha de delivery

Produzir pedidos para o delivery pode exigir ajustes em sua linha de cozinha comercial, como a necessidade de uma área exclusiva para o empacotamento dos pratos. O ideal é que a linha de produção dos pedidos também seja feita em um único sentido, para facilitar a finalização do prato.

Uma solução de otimização da cozinha e com excelente custo-benefício são as dark kitchens. Também conhecidas como cozinhas fantasmas, elas são espaços comerciais que apresentam toda a estrutura de produção voltada para o delivery, facilitando a gestão operacional do seu restaurante.

Tenha cuidado com a burocracia

Por maior que seja sua dedicação ao restaurante, controlar todas as tarefas de gestão não é uma tarefa fácil e envolve muita burocracia. O resultado é que você pode gastar mais tempo do que deveria resolvendo pendências em vez de se concentrar no sucesso do delivery.

Parece muito complicado gerenciar as finanças e os pedidos que chegam por diferentes aplicativos de entrega? Incorpore a tecnologia em seu negócio e veja como todos esses processos podem ser mais bem gerenciados. Já existem softwares de gestão desenvolvidos para restaurantes que oferecem dados precisos para aumentar as vendas e diminuir alguns erros de atendimento, por exemplo. 

Você não pode ficar parado em velhos processos se quer ver seu restaurante se destacar no delivery. Conte com a ajuda de quem é especialista no mercado e traz as melhores soluções para o seu negócio.

Deixe a burocracia de lado e expanda seu negócio com a ajuda da Kitchen Central

Somos uma empresa especializada em delivery e oferecemos cozinhas comerciais inteligentes. Ao utilizar um dos nossos espaços, você consegue reduzir custos com aluguéis de ambientes maiores, focando apenas no gerenciamento, no preparo e na entrega dos pratos. Com isso, você descomplica a gestão do seu restaurante e pode focar em estratégias para alcançar mais consumidores e aumentar seu faturamento. Confira a seguir outras vantagens do nosso serviço para o seu negócio.

Cozinhas eficientes

As cozinhas da Kitchen Central têm layouts flexíveis e estão preparadas para atender as especificidades do seu negócio. Desenvolvidas para atender o mercado de delivery, elas contam com um centro de expedição dos pedidos que facilita a organização da sua produção.

Localização estratégica

Nossas cozinhas estão próximas ou dentro de regiões com uma grande demanda de pedidos de delivery, o que aumenta significativamente o número de potenciais clientes para seu restaurante. Além disso, oferecemos cozinhas em todo o Brasil. Desse modo, você pode expandir sua marca para outras regiões, escalando sua lucratividade de forma mais eficiente.

Menor investimento

Com nossas cozinhas comerciais otimizadas para delivery, é possível expandir seu restaurante sem a necessidade de um grande investimento. Você traz seu time e os equipamentos e já pode preparar seus pratos.

Tecnologia para inovar seus processos de gestão

Outro pilar da Kitchen Central é oferecer a transformação digital para restaurantes como o seu. Pensando nisso, desenvolvemos um software adaptado para o dia a dia de uma cozinha de delivery. Com ele, você consegue:

  • reunir diferentes aplicativos de delivery em uma única ferramenta, otimizando a gestão dos pedidos;
  • melhorar o gerenciamento do seu restaurante com o uso da inteligência de negócio;
  • conhecer o perfil do seu consumidor em tempo real;
  • identificar a demanda de pedidos de itens do seu cardápio.

Serviço de apoio

Sabemos que não é fácil administrar todos os pontos de um negócio sozinho. Nossa equipe de suporte cuida dos processos básicos da sua cozinha, como limpeza, segurança, coleta de lixo, controle de acesso e internet Wi-Fi. Além disso, nossos especialistas ainda montam soluções de marketing e consultoria para você se manter atualizado com as melhores práticas de gestão do mercado.

Uma cozinha moderna e uma gestão de restaurantes inovadora são os segredos do sucesso de um negócio de delivery. Transforme seu negócio agora mesmo e aproveite para se destacar entre a concorrência com o apoio da Kitchen Central.

Entre em contato conosco, agende uma visita e otimize o gerenciamento do seu restaurante com uma de nossas cozinhas comerciais inteligentes!

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